Portugal há 40 anos na CEE: como “o bom aluno” vingou na UE
O ministro que falava 30 segundos em inglês e francês, os comentários de Thatcher (que chamava aos portugueses “bárbaros educados”) e outras memórias da adesão.
O ministro que falava 30 segundos em inglês e francês, os comentários de Thatcher (que chamava aos portugueses “bárbaros educados”) e outras memórias da adesão.
A proposta para o novo sistema de ação social no ensino superior prevê também que "seja garantido um apoio ajustado aos custos de vida no concelho" onde os alunos estudam.
Este é um percurso "que não fecha outras portas", já que "seguir a via profissional dá acesso na mesma ao ensino superior", sustentou o ministro.
Se os desafios enfrentados por muitos rapazes são reais e não devem ser ignorados, também é perigoso transformá-los numa narrativa de vitimização que ataca os progressos das mulheres na sociedade, para mais quando persistem indicadores de desigualdade entre sexos, com prejuízo para o feminino.
Newsletter de sexta-feira
O novo policy paper da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa a expansão dos cursos profissionais. "A percentagem de jovens a fazer cursos profissionais mostra que há uma confiança nesse tipo de recursos", faz notar Luís Catela Nunes, co-autor do estudo.
Educamos os rapazes para a competição, não para a cooperação. Para a força, não para a escuta. Deixá-los presos a um ideal masculino estoico e fechado é como ensinar alguém a nadar sem braços.
A opinião de Leonor Caldeira em podcast.
O casamento infantil está intimamente ligado com o abandono escolar, a violência doméstica e o abuso sexual, gravidezes precoces e indesejadas, para além de privação de liberdade individual e submissão ao marido.
Mulheres ganham, em média, menos 16% do que os homens, com uma diferença de 238 euros no ganho médio mensal.
"Uma vez disseram-nos que só por sermos negros e termos um sinal na cara já somos discriminados", acusa aluno da Escola Profissional de Economia do Porto.
O ministro da Educação admitiu a possibilidade de descongelar o valor das propinas a partir de setembro, explicando que a medida está dependente das conclusões do estudo de avaliação da ação socia
Até ao final do ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação estima que o número de camas em residências públicas chegue às 17 mil, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), uma capacidade insuficiente para receber os mais de 100 mil estudantes deslocados.
Dificilmente poderemos dizer que a mais recente geração de adolescentes é violenta "só porque sim". Não nasceram mais violentos do que gerações anteriores nem estão mais predispostos a causar danos aos outros.
Em comunicado o movimento defende que "apenas com ações concretas e políticas eficazes" será possível que "os jovens portugueses desempenhem plenamente o seu papel na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável".
A taxa de abandono precoce de educação e formação nos Açores era de 27% em 2019 e em 2020, e foi de 21,7% em 2023.