Eleições na Argentina: extrema direita consegue vitória nas primárias
Débora Calheiros Lourenço

Eleições na Argentina: extrema direita consegue vitória nas primárias

Até outubro, altura em que se realizam as presidenciais, é esperado que os candidatos demonstrem as suas medidas relativas ao setor agrícola e como pretendem alcançar um acordo com o Fundo Monetário Internacional para a atual dívida de 44 milhões de dólares do país.

Cuidados intensivos

Destruidores de mundos

O eleitorado, que ainda não está propriamente a viver na República de Weimar durante a Grande Depressão, prefere não dar para o peditório dos extremos, sobretudo à direita. Há uma memória histórica que, apesar de tudo, permanece – em Espanha e em Portugal.

A lagartixa e o jacaré

Espanha e Portugal

Uma realidade em Espanha, como em Portugal, é que sem maioria absoluta não vale a pena ser o maior partido. Não é que não se faça tudo para chegar lá, votos, alianças, promiscuidades, é que sem maioria absoluta os partidos “perdedores” aliam-se para impedirem o outro lado de governar.

Portugal não é Espanha

A atribuição de tamanha importância às eleições em Espanha parece estar não no ato em si, mas antes na ambição que alguns parecem ter em Portugal de fazer uma transposição desses resultados, ou pelo menos deles retirar conclusões, para a realidade política nacional.

5
Espanha com novas eleições à vista
João Carlos Barradas

Espanha com novas eleições à vista

Feijóo não conseguiu dissipar a nível nacional o espectro de um governo conservador com a extrema-direita poder vir a enveredar por políticas centralistas e retrógradas em matéria de direitos sociais. A análise de João Carlos Barradas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana