Moçambique: o salvador com um cadastro inquietante
17 de outubroMaria Henrique Espada

Moçambique: o salvador com um cadastro inquietante

O exército ruandês de Paul Kagame trouxe paz ao Norte do país a braços com as milícias islamistas. Mas mais abaixo, em Maputo, há dissidentes ruandeses desaparecidos ou assassinados a tiro no meio da rua, em emboscadas de filme.

Mélanie Laurent: “Eu queria filmá-las com amor”
29 de setembroAndré Santos

Mélanie Laurent: “Eu queria filmá-las com amor”

A partir do romance homónimo de Victoria Mas, O Baile da Loucas, a atriz e realizadora Mélanie Laurent conta uma história de outro tempo com uma ressonância incrível no presente.

América way of war

Como resultado, os Estados Unidos terão de alterar a maneira de fazer a guerra. Se existisse uma solução para o fim da ameaça terrorista transnacional, já teria sido implementada. Mantém-se o problema irresolúvel da impossibilidade de identificar o inimigo e da ambiguidade em formular uma contra narrativa ideológica. 

Advogado  e político ao espelho
15 de setembroTiago Carrasco

Advogado e político ao espelho

Defendeu presos políticos como o comunista Domingos Abrantes. Spínola considerou-o um perigoso esquerdista e o embaixador dos EUA Carlucci descreveu-o como “fala-barato”. Enfureceu várias vezes Soares e avançou para a câmara de Lisboa quando ninguém no PS queria.

Os longos efeitos do 11 de Setembro
12 de setembroCátia Bruno

Os longos efeitos do 11 de Setembro

O impacto dos atentados às Torres Gémeas e ao Pentágono fez-se sentir muito para além das mortes e dos danos materiais. Refletiu-se na saúde de milhares de nova-iorquinos, na economia mundial, levou à perda de privacidade, a atos de discriminação isolados e a violações dos direitos humanos cometidas por Estados democráticos.

Ayman Al-Zawahiri, a sombra de Bin Laden
10 de setembroCátia Bruno

Ayman Al-Zawahiri, a sombra de Bin Laden

O saudita tinha os meios. Ayman Al-Zawahiri, médico de formação, possuía a estrutura logística, a base ideológica e a marca de anos de tortura nas prisões do Egito. Juntos criaram a Al-Qaeda.

'A Al Qaeda e o Estado Islâmico estão à procura de oportunidades para regressar'
10 de setembroNuno Tiago Pinto

"A Al Qaeda e o Estado Islâmico estão à procura de oportunidades para regressar"

Foi dos primeiros agentes especiais do FBI a investigar a Al Qaeda e Osama bin Laden. Usou esses conhecimentos profundos para garantir a colaboração de suspeitos de terrorismo e obteve informações que poderiam ter evitado os atentados do 11 de Setembro - se a CIA tivesse partilhado informações. Garante que a tortura não funciona e explica como os grupos jihadistas cresceram em força.

Iraquiano ameaçou suicidar-se e não morrer sozinho
03 de setembroNuno Tiago Pinto

Iraquiano ameaçou suicidar-se e não morrer sozinho

Um dos irmãos detidos pela PJ por suspeitas de pertencerem à hisba, a polícia da moralidade do Estado Islâmico, ameaçou inspetores do SEF com martírio. SIS fez relatórios sobre Ammar A. e Yasir A.

Afluentes do silêncio*

Para os herdeiros dos futuristas (todos nós), o ruído indica vida, está associado à potência, à energia, ao poder. O silêncio, pelo contrário, aponta para a cristalização, a suspensão ou a infinita lentidão do tempo, quando os dias parecem mais longos e entediantes.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)