
Eleições 2024. O que dizem as últimas sondagens?
Socialistas e social-democratas perdem intenções de voto e estão em "empate técnico". Chega pode subir até 16%, conclui a sondagem do CESOP–Universidade Católica Portuguesa.
Socialistas e social-democratas perdem intenções de voto e estão em "empate técnico". Chega pode subir até 16%, conclui a sondagem do CESOP–Universidade Católica Portuguesa.
Apenas o Livre se absteve na votação da proposta de alteração apresentada pelo PS para reverter a polémica medida que previa o aumento do IUC para veículos anteriores a 2007.
Proposta foi aprovada com os votos contra da IL, a abstenção do PSD e votos a favor dos restantes partidos.
Os resultados eleitorais nos Países Baixos não são a pior notícia da semana, tanto mais que não é seguro que o partido que obteve mais votos e elegeu mais deputados venha a conseguir fazer parte do governo, muito menos chefiá-lo.
O político voltou a atacar as minorias e a falar de uma "grande substituição" populacional, no encontro com os outros líderes de direita radical europeus.
Oiça o podcast Conselho de Segurança sobre os assuntos que dominam a atualidade internacional e não perca 13 sugestões para o fim de semana.
Este ano bateu-se um novo recorde de propostas de alteração dos partidos a uma lei do Orçamento do Estado: são 1.930. Muitas nada têm a ver com a lógica anual do orçamento, nem com matérias financeiras – e são votadas em maratonas sucessivas, sem sequer serem lidas.
Geert Wilders deixou o sistema partidário neerlandês estupefacto ao conquistar 37 assentos no parlamento, o que coloca o seu partido na posição de principal partido por uma larga margem.
Primeiro, não vai haver maioria absoluta de um só partido. Nem PS, nem PSD, os dois partidos que já lá chegaram, estão hoje em condições de o conseguir.
IL, PS e BE votaram contra, Chega e PAN abstiveram-se e os partidos que integram o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e o deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega) votaram a favor.
Tem uma visão política antieuropeísta e anti-islâmica, defendendo que o país deve banir as mesquitas e abandonar a União Europeia. Também diz gostar de ler histórias do Pato Donald e de jogar Mario Kart.
O gabinete será responsável por investigar atividades que querem influenciar o debate democrático e organizações que utilizam financiamento estrangeiro.
Uma lei do PS serve para o PSD apresentar uma nova proposta para o Orçamento que será chumbado esta quinta-feira. Boleeiro já sondou o Chega, um independente e o PAN para acordo que pode salvar Governo dos Açores. Só IL está de fora.
Os salários são muito mais altos do que em Portugal e não há IRS – o que se ganha é o que cai na conta. A criminalidade é tão baixa que há quem deixe o carro aberto. Estão rodeados de luxo e são aliciados pelos bancos para comprarem um Porsche ou um Ferrari. Há 351 portugueses donos de imóveis no Dubai e há quem gaste 10 milhões de euros numa casa.
O Partido para a Liberdade, de Geert Wilders, terá conquistado 35 assentos no parlamento, contra 26 da coligação Verdes-Trabalhistas e 23 do VVD, do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, segundo uma sondagem à boca de urna da Ipsos.
Posições foram transmitidas pelo ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação numa entrevista à TVI.