Diretor executivo dos SNS admite tempos excessivos de ambulâncias nos hospitais
Álvaro Almeida respondeu a questões levantadas pelos deputados na comissão parlamentar de Saúde.
Álvaro Almeida respondeu a questões levantadas pelos deputados na comissão parlamentar de Saúde.
Foi pedida uma a audição do responsável do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na sequência da morte de um homem de 78 anos no início de janeiro no Seixal, depois de ter aguardado cerca de três horas pelo socorro.
Polícia Judiciária está a investigar o caso.
A suspensão dos trabalhos da CPI, entre 2 e 6 de fevereiro, foi aprovada por unanimidade.
O que está em causa "é uma ilegalidade", salientou Rui Gonçalves.
Ana Paula Martins realçou que as mortes de três pessoas na mesma semana depois de atrasos do INEM estão a ser sujeitas a auditorias “do próprio INEM, mas também da IGAS e do Ministério Público”.
O Governo aprovou no dia 8 de janeiro a compra de 275 novas viaturas para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de 16,8 milhões de euros, para reforçar o sistema de emergência médica
Quem saiu verdadeiramente derrotado foi o PSD enquanto partido e o Governo enquanto projecto.
Portugueses vão às urnas no dia 18 de janeiro. Isto é o que defende cada candidato presidencial nos temas da saúde, imigração, habitação ou defesa.
Das 1.656.891 chamadas atendidas em 2025, verificou-se em 109.521 casos tratarem-se de situações que não configuravam uma emergência médica, tendo sido encaminhados para a Linha SNS24.
Durante a manhã, o presidente da ANEPC reuniu-se durante cerca de meia hora com o presidente do INEM, que saiu das instalações da Autoridade sem prestar declarações, constatou a Lusa no local.
Criança estava internada em estado crítico desde o dia 25 de novembro, data em que ocorreu o fogo.
A Proteção Civil considera que o reforço de ambulâncias criado pela LBP "parece violar os princípios e os pressupostos do sistema integrado de proteção e socorro, bem como as competências da ANEPC".
Os únicos meios operacionais disponíveis pelas 13:00 eram as quatro ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), sediadas em Loulé, Lagoa, Tavira e Vila Real de Santo António.
Governo adiou a aquisição das viaturas de 2024 para 2025 e comprou menos 37 veículos do que fora previsto pelo Executivo de Costa.
O candidato presidencial criticou esta sexta-feira o anúncio do reforço de 275 viaturas no INEM feito pelo Governo, considerando que é preciso primeiramente "organização".