
Sociais-democratas denunciados por elogiar sufrágios antidemocráticos
Sociais-democratas foram observadores de sufrágios antidemocráticos. Duarte Pacheco foi denunciado por ter elogiado eleições na Rússia. Mário David fez o mesmo no Azerbaijão.
Sociais-democratas foram observadores de sufrágios antidemocráticos. Duarte Pacheco foi denunciado por ter elogiado eleições na Rússia. Mário David fez o mesmo no Azerbaijão.
Ministro das Finanças é um dos princiais suspeitos da operação Tutti Fritti sobre realização de negócios que garantiram um pacto de regime entre o PS e PSD, mas também o favorecimento de amigos de dirigentes políticos e a cedência de cargos. Factos remontam à época em que Medina presidente da Câmara de Lisboa.
Federação Portuguesa de Futebol distribuiu 50 mil euros por instituições sem fins lucrativos. O Forjães SC, as Novas Olimpíadas Especiais e o FC Romariz foram os vencedores.
Pedro Santana Lopes diz que "qualquer comparação é ridícula", mas lançou o debate sobre se os "tantos casos, tantos" de António Costa deviam ter desfecho igual ao que levou à queda do seu Governo. A ideia torna importante puxar a fita atrás até 2004, mesmo que por agora Marcelo considere que o filme é bem diferente.
Há dois anos que o Ministério Público não deteta problemas nas 328 declarações de rendimentos e património de governantes, autarcas e deputados, mas a SÁBADO encontrou centenas de falhas e omissões.
Não será inédito, em quase 50 anos de democracia e em muitos de ditadura, um ministro ser assalariado de um grupo económico. Mas Pinho foi descoberto, com prova fumegante, num governo em que o próprio primeiro-ministro mercadejou com o cargo a favor do mesmo Salgado.
O diplomata foi enviado da ONU a Timor-Leste e depois também ao Afeganistão, onde voltaria também como representante especial da União Europeia. Morreu este domingo, aos 82 anos, em Londres.
Luís Gobern Lopes tinha a alcunha de “Anarquinho” e esteve em mais de cem assaltos e em ações de execução. No PRP e na origem e direção das FP 25 de Abril - “Há pessoas que estiveram metidos nas merdas até ao pescoço e agora dizem que são contra as mortes.”
Há 20 anos, num célebre debate parlamentar, o recém-eleito primeiro-ministro Durão Barroso dirigiu-se ao então líder socialista e proclamou: “Os senhores deixaram o País de tanga.” Passaram duas décadas. Mas Portugal parece continuar de tanga. Ou pior.
Sempre que a “extrema-direita” ganha uma eleição (fascismo, extrema-direita, direita radical: tudo isto é a mesma coisa para eles), o primeiro propósito dos figurantes é sinalizar a sua virtude. Fazer o trabalho de casa, pelo qual imagino que sejam pagos, é coisa que não lhes passa pela cabeça.
Enquanto houver pão e circo, ninguém quer saber se os partidos estão por conta de interesses obscuros e se, por isso, a corrupção se torna endémica neste país. Isso é para os chatos de serviço.
Presidente da Assembleia da República recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Já a cantora de 84 anos foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
Os montantes da pensões de reforma dos antigos políticos estão identificados nas listas de aposentados e beneficiários da subvenção mensal vitalícia, que podem ser consultadas através da Caixa Geral de Aposentações.
A lei exige que estes grupos sejam com países de “parlamentos livremente eleitos”. Mas a AR atropela a regra (que ela própria aprovou) em nome do “pragmatismo”. E ninguém liga ao regulamento. Ou nem o conhece.
O novo Presidente da Assembleia da República prometeu respeitar a independência da agenda de todas as bancadas e uma presidência "imparcial, contida e aglutinadora".
O socialista foi eleito com 156 votos a favor. Vai substituir Eduardo Ferro Rodrigues nas funções de segunda figura de Estado.