Mau tempo. Forças Armadas reforçam dispositivo no terreno com mais de 1.000 militares
No que toca a meios terrestres, as Forças Armadas têm 211 viaturas a operar e 23 máquinas de engenharia.
No que toca a meios terrestres, as Forças Armadas têm 211 viaturas a operar e 23 máquinas de engenharia.
De um lado, temia-se uma “Matança da Páscoa” e os supostos guerrilheiros sul-americanos no RAL 1. Do outro, o “perigo spinolista”. No fim do dia, entre ataques de paraquedistas, fugas de helicóptero, alguma ação e umas breves horas de golpe e contragolpe, o regime guinou à esquerda e a revolução quase descarrilou.
No exterior do palácio, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado da Eslováquia, Peter Pellegrini, e por um casal vestido com uma indumentária tradicional eslovaca que o aguardava para lhe oferecer pão e sal, um gesto simbólico de hospitalidade naquele país.
Tenente-coronel substitui no cargo Fernando Araújo, que se demitiu.
Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que não há "registo de portugueses diretamente afetados".
A polémica com o navio 'Mondego' remonta a março, depois de a Marinha ter falhado uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, após a recusa de 13 militares em embarcar, alegando falta de condições de segurança.
Uma primeira reflexão sobre a mudança de chefia no topo das nossas forças armadas, em tempo de noite negra sobre a Europa e o mundo.
Um balão político-militar, rumores sobre invasão de Taiwan, reprimendas e elogios à Rússia, elogios e avisos a Washington. É a China, superpotência apesar dela, e que não pode ser entendida só de uma penada.
A ministra Helena Carreiras falou aos jornalistas, em São Tomé, durante a sua visita para discutir a cooperação entre os países.
Os documentos roubados num ciberataque ao Estado-Maior-General das Forças Armadas foram encontrados por espiões da CIA na darkweb.
Piratas informáticos atacaram estruturas do Estado-Maior-General das Forças Armadas e até agora, a análise revelou que não foram seguidas as regras para a transmissão de documentos secretos.
Os dois navios de guerra russos irão transitar de norte para sul, vindos da Biscaia, em Espanha, e em direção ao mar Mediterrâneo.
Esta força é constituída por um total de 222 militares. O contingente parte para a Roménia ao abrigo da missão 'Tailored Forward Presence' da NATO.
António Costa ressalvou que "a NATO não intervirá nem agirá na Ucrânia" e que a sua atuação "em que as forças portuguesas poderão estar empenhadas" consistirá em "missões de dissuasão, em particular junto dos países da NATO que têm fronteira com a Ucrânia".
Portugal participa em 2022 em missão da NATO de elevada prontidão para respostas a crises e está pronto a agir em caso de guerra na fronteira ucraniana.
Gouveia e Melo assume esta segunda-feira o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada.