Trump ameaça Nigéria com “ação militar" e pede que governo nigeriano ajude comunidades cristãs
O presidente norte-americano acusa a Nigéria de não proteger os cristãos de grupos extremistas.
O presidente norte-americano acusa a Nigéria de não proteger os cristãos de grupos extremistas.
Preço do gás natural já se faz sentir em alguns países da Europa. Apesar de Portugal não ser, por enquanto, afetado, especialistas ouvidos pela SÁBADO apontam que esta seria uma excelente oportunidade para avançar com os projetos de construção de gasodutos na Península Ibérica.
Vivemos, na invasão da Ucrânia, uma espécie de tempo de vésperas. Setembro será um mês de grandes transformações, e vemos agora o princípio destas. É dentro desse espírito que deve compreender-se a “miniofensiva oficiosa” de Kiev.
Autoridades ainda só recapturaram 10 dos prisioneiros em fuga. Apesar de não terem revelado identidades, sabe-se que na prisão de Suleja estariam membros de um grupo extremista islâmico.
O Boko Haram e, desde 2016, também a sua ramificação, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês), mataram mais de 35 mil pessoas e provocaram cerca de 2,7 milhões de deslocados internos, principalmente na Nigéria.
Segundo a Amnistia Internacional o grupo jihadista Boko Haram é o responsável pelos raptos.
A pobreza monetária é um travão ao desenvolvimento social, mas também económico que põe em causa a coesão social. E sem coesão social não se concretiza o conceito de Estado moderno. Mas o que vemos hoje é um País que deixa muitos para trás.
Ministério dos Negócios Estrangeiros pede que "se evitem todas as deslocações não essenciais a esta capital" uma vez que a Nigéria foi considerada "um país de muito alto risco do ponto de vista da segurança"
Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.
Idriss Deby, de 68 anos, morreu enquanto visitava as tropas numa frente de combate contra rebeldes. 24 horas antes foi proclamado vencedor das eleições presidenciais.
A evolução do conflito em Cabo Delgado para alguns não passa de mais um conflito assente em causas endémicas africanas. Para outros, comprova a manipulação da religião, em nome dos interesses e da ganância pela abundância de recursos naturais.
O Boko Haram já assassinou mais de 27 mil civis e levou cerca de dois milhões de pessoas a fugirem de suas casas.
"Sou Abubakar Shekau e os nossos irmãos organizaram o rapto em Katsina", anunciou o líder, também responsável pelo o rapto de 276 raparigas, em Chibok, em 2014.
"Algumas vítimas foram mortas ou feridas a balas, outras foram carbonizadas dentro das cabanas, ficando totalmente consumidas pelas chamas", informam autoridades.
É no mínimo insensato, para não utilizar outro adjetivo menos agradável, afirmar, como Eduardo Cabrita o fez – ademais de maneira tão veemente – que não existe nenhuma rede de migração ilegal a operar para o Algarve.
"Na véspera da morte destas 44 pessoas, um misterioso fumo invadiu a cela, pelas seis da tarde, e todos os prisioneiros começaram a tossir, tendo morrido 44 dos 58", denunciou o presidente da Liga.