Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Poupança: está de volta o tempo das vacas magras para quem não aceita risco

A poupança está em máximos de duas décadas e nunca houve tanto dinheiro de depósitos, mas nenhuma opção sem risco - depósitos, certificados de aforro ou PPR - vai conseguir bater a inflação este ano. Depósitos nos bancos mais pequenos continuam a ser a "agulha no palheiro": há mais de 20 com taxas anuais líquidas acima de 1,6%.

Bruno Faria Lopes

Como ganhar dinheiro em 2025

A queda esperada nos juros é uma boa notícia para a gestão dos créditos e má para as poupanças. Saiba quais são as opções que protegem o seu dinheiro da inflação, conheça os fundos que renderam dois dígitos nos últimos anos e perceba onde poupar muito em dívidas e gastos correntes.

4
Bruno Faria Lopes

Como ganhar dinheiro em 2024

O ano que começa traz a promessa de um alívio nos orçamentos das famílias: as taxas de juro vão finalmente descer e, para quem souber aproveitar, há no mercado bancário opções para reduzir ainda mais os encargos com o crédito da casa e pôr as suas poupanças a gerar mais retorno. Saiba quais são.

Bruno Faria Lopes

Como investir (e ganhar) dinheiro em... 2023

A inflação vai continuar a moer e os juros a subir. Das melhores opções sem risco aos ativos com risco, mostramos os caminhos incontornáveis para extrair mais das suas poupanças no próximo ano. E há um bónus: oito figuras públicas falam das suas vitórias, erros e planos na gestão do seu dinheiro.

Contas de poupança: Poupar para ficar em terra

Objetivo: economizar para fazer a viagem das nossas vidas. Fomos ao mercado procurar soluções. A maior parte dos bancos sugeriu-nos contas de poupança com rendimento próximo de zero e ainda nos apresentou uma pesada fatura de comissões. Resultado? Perdas entre os 73 e os 130 euros.

A nova pele das contas à ordem

Ao mesmo tempo que condena à morte lenta as contas-ordenado, a banca aposta em força nas contas-serviço, fazendo (falsas) promessas de poupança aos clientes.

Rendimentos encolheram

Aplicar as poupanças em certificados e obrigações do Estado já foi bem mais interessante. Nos últimos meses, três produtos sofreram alterações e as taxas foram reduzidas. Todos rendem menos de 1%. Não recomendamos a sua compra.

Banca: Expulsem a comissão... da conta à ordem

O dinheiro estava lá quieto, pensavam muitos consumidores. Mas não. Todos os meses, o banco chama a si parte do saldo bancário do cliente, em nome da manutenção da conta. É inadmissível, dizemos nós.

Alugar cofre no banco? Porque não?

Guardar dinheiro ou outros bens valiosos no cofre de um banco começa a ser uma opção para muitos portugueses. Mas obriga a pagar mais de 100 euros todos os anos.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)