
Um morto e milhares de pessoas retiradas das casas devido a incêndios em Espanha
Homem de 50 anos sofreu queimaduras em 98% do corpo.
Homem de 50 anos sofreu queimaduras em 98% do corpo.
No interior do Alentejo, vale do Tejo e parte mais interior do vale do Douro, as temperaturas máximas deverão atingir valores entre 41 e 44 graus Celsius.
Em situação de inalação de fumos, a DGS recomenda retirar a pessoa do local e evitar que respire o fumo ou esteja exposta ao calor.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os valores de temperatura máxima, prevê o IPMA, vão subir acima de "30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior".
Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo, Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
As temperaturas ultrapassaram regularmente 40 graus Celsius (ºC) em vários países e atingiram 46°C em Espanha e Portugal.
Putin tem avançado no bombardeamento intensivo da Ucrânia, para "desilusão" de Trump, que esperava dele um maior apetite pela paz. Na cabeça do Donald, a suspensão da ajuda militar à Ucrânia seria um incentivo para que Moscovo se sentasse à mesa com Kyiv. Curiosamente, não lhe ocorreu que o incentivo podia ser outro.
O adjunto de operações nacional disse que hoje de madrugada houve o primeiro reforço de meios, passando do nível de prontidão normal para o 'nível um'.
Aconselha cidadãos a usarem roupas de cor clara, leves e largas, cobrir a maior parte do corpo e não esquecer do chapéu e óculos de sol, com proteção ultravioleta.
Hoje estão em perigo máximo de incêndio os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, em Faro.
Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja devido "à persistência de valores elevados da temperatura máxima" entre sábado e domingo.
As regiões do Alentejo deverão voltar a registar temperaturas máximas entre 35 e 40 graus e até superiores em algumas zonas.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.