Grupo de ursos polares ocupa antiga estação soviética abandonada no Ártico
A "invasão" foi captada no Ártico russo pelo fotógrafo Vadim Makhorov.
A "invasão" foi captada no Ártico russo pelo fotógrafo Vadim Makhorov.
Imagens captadas no Ártico russo mostram um grupo de ursos polares instalados numa antiga estação de investigação desativada. A ocupação reflete mudanças no habitat da espécie e chama atenção para os impactos ambientais na região.
Partiram do Congo, em abril, e seguiram para norte, reproduzindo uma fuga do desastre climático e recolhendo novos animais dos países por onde passavam. Chegaram esta quinta-feira ao Ártico, marcando a conclusão de uma obra de arte que durou meses e que foi criada para chamar a atenção para as mudanças climáticas.
"Vemos realmente uma possibilidade de colaborar com os EUA em vários projetos no Ártico, pois vemos o seu interesse em determinadas tecnologias russas, como na área do gás natural liquefeito", afirmou Kirill Dmitriev, presidente executivo do Fundo Russo de Investimento Direto.
Reforço no investimento permite aumentar presença militar na Gronelândia, que voltou a estar no centro das atenções depois de Trump ter retomado a ideia de comprar o território semi-autónomo.
As alterações climáticas poderão desvendar resíduos perigosos que o exército americano abandonou e que acreditava estarem enterrados para sempre pela neve e gelo ártico.
O presidente-eleito Donald Trump declarou que os Estados Unidos queriam comprar e controlar a ilha que se situa no Ártico e é território da Dinamarca.
A investigação começou em 2023, com bombas para tirar água e fazer gelo. Uma ideia simples que resulta, mas tem alguns desafios.
O opositor russo morreu aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.
O grupo de rock irlandês U2 entoou o nome do líder da oposição russa Alexei Navalny durante um concerto, este sábado, em Las Vegas, EUA. Navalny morreu na sexta-feira, aos 47 anos, na colónia penal no Ártico onde se encontrava preso.
Alexi Navalny estava preso na colónia penal IK-3, em Kharp, na região de Yamal-Nenets, que fica a cerca de 1900 quilómetros a nordeste de Moscovo.
O ex-advogado tinha 47 anos e estava a cumprir sentença por oposição ao presidente russo numa prisão no Ártico.
As prisões de "regime especial" são as consideradas as mais severas do sistema prisional russo e as transferências são conhecidas por demorarem muito tempo.
As fotografias da tripulação do HMS Terror e HMS Erebus (cuja história trágica deu origem a uma série recente) vão a leilão, mais de um século e meio depois dos seus tripulantes terem morrido.
O céu iluminou-se de verde, branco e rosa na Lapónia finlandesa, no dia 5 de março. Foi possível assistir ao espetáculo sobre Tepasto, a cerca de 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico.
O céu iluminou-se de verde, branco e rosa na Lapónia finlandesa, no dia 5 de março. Foi possível assistir ao espetáculo sobre Tepasto, a cerca de 200 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico.