Há quase cinco anos que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não conclui qualquer auditoria à concessão de Vistos Gold entregues a estrangeiros.
OBErequereu, esta segunda-feira, a audição noParlamentodo ministro da Administração Interna devido à gravidade que representa o facto de Portugal não fazer nenhuma auditoria aosVistos Goldhá quase cinco anos.
Segundo aTSFnoticiou hoje, há quase cinco anos que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não conclui qualquer auditoria à concessão de Vistos Gold entregues a estrangeiros.
"Lamentavelmente, o facto de Portugal não levar a cabo uma auditoria aos Vistos Gold há cinco anos só dá razão àqueles que, como o Bloco de Esquerda, têm dito que estamos perante algo opaco que, como não poderia deixar de ser, tem efeitos perniciosos para as nossas instituições e para a nossa democracia", refere o requerimento a que a agência Lusa teve acesso, assinado pelos deputados do BE José Manuel Pureza e Sandra Cunha.
Pela "gravidade deste facto", justifica o mesmo documento, "impõe-se proceder à audição" do ministro da Administração Interna na comissão de assuntos constitucionais, direitos liberdades e garantias.
"Este grupo parlamentar tem a sua posição definida quanto aos Vistos Gold. A apresentação, recorrente, de projetos de lei e de propostas de alteração aos Orçamentos do Estado que coloquem fim a esta figura é feita com a determinação de quem sabe que não há democracia se franquearmos as portas à corrupção e ao crime económico", lembram ainda
Apesar deste ser um tema que, a nível europeu, "já começa a ser quase unânime, em Portugal os Vistos Gold têm-se mantido graças a PS/PSD/CDS", partidos que o BE acusa de permitirem que "se mantenha em vigor um regime que favorece a especulação imobiliária e que muda de forma estrutural as nossas cidades".
"No entanto, o problema adensa-se quando, mais do que saber se este regime deve ou não estar em vigor, se percebe que o mesmo não tem qualquer tipo de controlo eficaz", criticam.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que o Governo tem procurado melhorar o programa dos Vistos Gold, que permitiu captar 4.500 milhões de euros nos últimos sete anos.
Questionado sobre a falta de auditorias à concessão dos Vistos Gold, que não é realizada desde 2014, o ministro respondeu que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) tem em curso "a revisão do manual de procedimentos".
Vistos Gold: BE pede audição de Eduardo Cabrita pela falta de auditorias
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres