Sábado – Pense por si

Um ranking das escolas inflacionado pela pandemia

Diogo Camilo
Diogo Camilo 21 de maio de 2021 às 08:00

Só cinco escolas públicas estão no top-50 de um ranking dominado pelo ensino privado. Exames deixaram de ser obrigatórios, perguntas passaram a ser opcionais e as médias subiram quase dois valores nas escolas do público - mas a melhor do ano passado piorou e caiu mais de 300 posições.

A pandemia fez aumentar as médias, mas as diferenças viram-se mais no ensino privado que no público. Em ano de pandemia e de ensino à distância, o fosso voltou a abrir e apenas quatro escolas públicas constam entre as 50 melhores do país nos exames do secundário no ano letivo de 2019/2020. E a melhor posicionada, a Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, foi a 37.ª melhor do país, cinco posições abaixo da líder do ensino público no ano passado, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, que caiu mais de 300 posições este ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.