O sindicato sublinha que "durante três anos os trabalhadores viram os seus aumentos e progressões de carreira congelados a fim de melhorar a saúde financeira da empresa, e contribuíram imenso para o crescimento da mesma".
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) anunciou esta sexta-feira um pré-aviso de greve na Portway para 27, 28 e 29 de dezembro nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.
Num comunicado, o SINTAC indica que decidiu avançar com o referido pré-aviso de greve na empresa Portway de Handling de Portugal, SA, detida pelo grupo Vinci, porque a empresa "através dos seus administradores pertencentes ao Grupo Vinci, respondeu com a denúncia do acordo de empresa em vigor, e não cumpriu o devido descongelamento de carreiras no passado mês de novembro conforme tinha assinado em 2016".
O SINTAC refere que "como se ainda não bastasse", a empresa "começou a cortar abonos sociais e direitos adquiridos por todos os seus trabalhadores ao longo de 20 anos, não reconhecendo assim todo o esforço dos trabalhadores ao longo dos anos, e tudo isto com um único objetivo, o de não baixar os seus lucros a fim de poder encher ainda mais os cofres do Grupo Vinci".
O sindicato sublinha que "durante três anos os trabalhadores viram os seus aumentos e progressões de carreira congelados a fim de melhorar a saúde financeira da empresa, e contribuíram imenso para o crescimento da mesma". "Tanto foi que houve distribuição de prémios pelos administradores da mesma durante esse período", adianta o SINTAC.
O sindicato considera que a Portway de Handling de Portugal, SA, "desde a sua concessão em 2013 pelo Governo da altura, continua a contribuir muito positivamente para o país, quer em termos financeiros, quer em termos económicos conforme os resultados apresentados ao longo dos últimos anos".
"Muitos setores de atividade económica em Portugal, já desapareceram, como é o caso da agricultura, das pescas, da indústria, e infelizmente muitos outros como o sector do handling e aeroportos estão em vias de desaparecer", conclui o SINTAC.
"Urge alertar todos os portugueses para a dimensão real da importância de ativos como são a gestão aeroportuária e o transporte aéreo numa economia futura, sólida e devidamente emancipada para o país como se deseja, e do qual não abdicamos de participar", conclui o sindicato.
Trabalhadores da Portway em greve nos aeroportos nacionais em 27, 28 e 29 de dezembro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.