Sábado – Pense por si

Suspeito de tentar matar ex-namorada em Famalicão detido em Inglaterra

04 de abril de 2018 às 13:33
As mais lidas

O homem já tinha sido detido uns dias depois do crime, mas o tribunal deixou-o em liberdade, com pulseira electrónica, que cortou, tendo fugido do país.

A Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Inglaterra, um homem suspeito de ter tentado matar a ex-companheira em Famalicão, em 27 de Agosto de 2017, anunciou esta quarta-feira aquela força policial.

Segundo a PJ, o homem já tinha sido detido uns dias depois do crime, mas o tribunal deixou-o em liberdade, com pulseira electrónica, que cortou, tendo fugido do país, primeiro para o Brasil e depois para Inglaterra.

Em comunicado, a PJ refere que o homem, além de homicídio na forma tentada, está também indiciado pelos crimes de violência doméstica, ofensas à integridade física e ameaças.

"Movido por ciúmes, o suspeito invadiu a casa da vítima, sua ex-companheira, agredindo-a violentamente. Instantes depois, o suspeito voltou e empunhou uma arma na direcção da ofendida, tentando, sem sucesso, efectuar um disparo que a atingisse", acrescenta.

O suspeito veio a ser detido pela PJ em 01 de Setembro, tendo nessa altura sido presente às autoridades judiciárias nacionais e sujeito à medida de coação de proibição de contacto com a vítima, controlado através de pulseira electrónica.

Cortou a pulseira e pôs-se em fuga, tendo agora sido detido em Inglaterra, no cumprimento de um mandado de detenção europeu.

O detido, de 38 anos de idade, foi entregue sob custódia às autoridades nacionais, e vai ser apresentado a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.