NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Segundo o cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, condição de arguido de Álvaro Amaro não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.
"Sobre estes assuntos eu comunico sempre da mesma maneira: as questões que têm a ver com a justiça, é a justiça que tem de as resolver, elas não devem interferir com a política e com o seu normal devir", afirmou Paulo Rangel, em declarações à Lusa e Antena 1, no âmbito de uma entrevista que será divulgada na íntegra na sexta-feira.
Em San Sebastián (Espanha), onde se realizaram as jornadas parlamentares do grupo Partido Popular Europeu (PPE), o líder da delegação social-democrata em Bruxelas manifestou o desejo de que tudo "se esclareça o mais rapidamente possível" e considerou que, por enquanto, as informações já divulgadas a propósito da operação "Rota Final" da Polícia Judiciária "são escassas e nada claras".
Questionado se a constituição do antigo autarca da Guarda como arguido pode afetar a sua tomada de posse como eurodeputado, em 2 de julho, Rangel começou por responder: "Sinceramente, não me compete a mim em caso nenhum dizer isso".
"A circunstância de haver uma investigação e de ter o estatuto de arguido - que, em certo sentido, é preferível a não haver estatuto nenhum - não tem nenhuma interferência com o exercício do mandato e o acesso ao mandato", acrescentou.
Paulo Rangel referiu que "a quantidade de deputados europeus que são arguidos é enorme" e que, em muitos casos, "não houve nenhuma consequência nas suas vidas quando as coisas se decidem".
"Há aqui várias pessoas com esse estatuto, sob investigação, umas acusadas, umas que pediram para levantar imunidade, outras que não pediram e foi levantada, outras que pediram para não ser levantada. Não há nenhuma razão para abrir aqui uma exceção com qualquer pessoa, uma vez que há uma experiência no passado que fala por si", defendeu.
O eurodeputado e vice-presidente do grupo parlamentar e do PPE reiterou que a justiça e a política são "esferas separadas".
"O que temos de fazer aqui é apenas aguardar e respeitar os tempos de cada um dos sistemas, político e de justiça", defendeu.
As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação "Rota Final", entre eles o antigo presidente da Câmara Municipal da GuardaÁlvaro Amaro, eleito eurodeputado nas europeias de 26 de maio, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
Na quarta-feira, uma nota publicada na página da internet da Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra (PGDC) dava conta de que quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, tinham sido constituídas arguidas neste inquérito, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.
Segundo a fonte policial, uma quinta pessoa, que se encontrava no estrangeiro, chegou na quarta-feira a Portugal e também foi depois constituída arguida.
Álvaro Amaro participou até quarta-feira de manhã nas jornadas parlamentares do grupo PPE, que se realizaram em San Sebastián (Espanha).
Na Câmara da Guarda, o vice-presidente do PSD Álvaro Amaro renunciou ao mandato para ser deputado ao Parlamento Europeu, na sequência das eleições de 26 de maio último, deixando a presidir o município o seu antigo vice-presidente.
Rota Final: Investigação não interfere com tomada de posse de Álvaro Amaro como eurodeputado
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.