Quem quer ser o próximo Mário Centeno?

Quem quer ser o próximo Mário Centeno?
Margarida Davim 14 de maio de 2020

Substituir o atual ministro das Finanças pode ser uma dor de cabeça para António Costa. Há alguns nomes possíveis, mas todos têm problemas.


Mário Centeno fica no Governo, mas depois do dia de ontem esta parece ser uma solução a prazo, desenhada para evitar que uma remodelação na pasta das Finanças portuguesa crie uma baixa no Eurogrupo na reta final do mandato e num momento em que em Bruxelas se decide como lidar com a crise gerada pela pandemia e a resistência alemã ao programa de compra de dívida do BCE.

Centeno de saída significa que Costa terá de encontrar um sucessor e essa não parece uma tarefa fácil. É que, depois de o primeiro-ministro e o presidente do PSD, Rui Rio, terem andado a debater na última campanha eleitoral quem tinha o melhor Mário Centeno, agora Costa terá que escolher um substituto para o seu Centeno".

Há nomes de que se fala há muito como possíveis sucessores de Mário Centeno, porque o ministro das Finanças já há muito vinha dando sinais de querer sair do Executivo e porque havia a hipótese de suceder a Carlos Costa no Banco de Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais