Sábado – Pense por si

Quem é Vítor Makoi, o homem da rede de tráfico humano na Cabeça Gorda?

Tomás Guerreiro 22 de dezembro de 2025 às 23:00

Agressões bárbaras, abusos sexuais e exploração. Este é o homem a quem o Ministério Público imputa diversos crimes contra centenas de imigrantes com a conivência de militares da GNR. Operação Safra Justa deteve 17 pessoas suspeitas de controlarem uma rede de tráfico humano com 500 imigrantes.

“A observar timorenses a trabalharem de borla....” Esta é uma das escutas em que Vítor Makoi, o alegado cabecilha da rede de tráfico humano desmantelada na operação Safra Justa, é apanhado a falar dos “funcionários”. Muitos deles dormiam na rua de Brito, casa 2A, fachada deslavada, nas traseiras do café Sol Nascente: 16 imigrantes pernoitaram ali durante meses em condições insalubres. Dividiam três quartos e uma cozinha, sem dinheiro, visto de trabalho, água quente ou camas. “Dormiam com os colchões no chão”, descreve a indiciação do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.