Sábado – Pense por si

Posse administrativa de casas na ilha do Farol continua

Esta quarta-feira, para o local foram enviados 40 agentes da Polícia Marítima, uma enfermeira, uma embarcação do Instituto de Socorro a Náufragos e a Cruz Vermelha

A sociedade Polis da Ria Formosa, responsável pelo programa de regeneração ambiental local, vai continuar hoje a tomada de posse administrativa de construções na ilha do Farol, no concelho de Faro, abrangendo 19 casas, para a sua demolição.

A equipa da Polis Litoral Ria Formosa concretizou na quarta-feira a tomada de posse administrativa de 12 das 15 casas que estavam previstas para esse dia, porque os proprietários de três casas apresentaram providências cautelares, explicou fonte da sociedade.

A tomada de posse da primeira casa ficou concluída às 9:05 de quarta-feira, perante os gritos da população desse núcleo com palavras de ordem como "é uma pouca-vergonha", "ilhéus unidos jamais serão vencidos" ou "é vergonhoso o que fazem com o povo".

Para o local foram enviados 40 agentes da Polícia Marítima, uma enfermeira, uma embarcação do Instituto de Socorro a Náufragos e a Cruz Vermelha.

Durante o processo, os moradores entoaram o hino nacional.

A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa foi criada em 2008 com vista a uma operação integrada de requalificação e valorização da orla costeira na ria Formosa, entre Vale do Lobo, no concelho de Loulé, e Vila Real de Santo António.

No núcleo dos Hangares, em Olhão, a tomada de posse administrativa de 22 casas está marcada para 2 de Março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!