Sábado – Pense por si

Portugal sem fogos com "expressão significativa"

Contudo, mais de 45 concelhos de 10 distritos do país estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) anunciou hoje que, cerca das 08:30, não havia incêndios com "expressão significativa" em Portugal.

Incêndios: 26 concelhos em “risco máximo”
Três bombeiros hospitalizados ainda em estado grave
Cinco incêndios em curso em Portugal continental
Incêndios: 26 concelhos em “risco máximo”
Três bombeiros hospitalizados ainda em estado grave
Cinco incêndios em curso em Portugal continental

"Não temos qualquer incêndio neste momento em curso, pelo menos nenhum incêndio com expressão significativa, disse à agência Lusa a adjunta da ANPC, Patrícia Gaspar.

Contudo, mais de 45 concelhos de 10 distritos do país estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão com risco ‘máximo’ incêndios de vários concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança. O IPMA colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ vários concelhos dos distritos de Portugal continental, à excepção do distrito de Viana do Castelo, que está em "risco moderado" e "reduzido".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.