"O que antes era uma urgência é agora uma emergência global", sublinhou a associação, num comunicando em que aponta os "dez desafios estratégicos" para a União Europeia.
A associação ambientalista Zero defende, num manifesto enviado aos partidos políticos, que a emergência ambiental deve ser o "ponto de partida" da intervenção política na Europa, palco de eleições no próximo mês.
"O que antes era uma urgência é agora uma emergência global, à qual é fundamental responder a bem da própria existência humana e qualidade de vida", sublinhou a associação, num comunicando em que aponta os "dez desafios estratégicos" para a União Europeia (UE).
A pouco mais de um mês das eleições europeias, que decorrem entre 23 e 26 de maio, a Zero apela aos partidos políticos e respetivos candidatos que pensem em "políticas climáticas ambiciosas", as quais devem ser "implementadas com urgência".
Uma ambição que passa, primeiro, por dirigir os investimentos públicos para uma economia sustentável, pondo fim à economia assente em carbono.
O orçamento da UE deve, portanto, suportar uma "visão integrada de sustentabilidade", que permita "contribuir para a implementação dos diferentes compromissos de sustentabilidade assumidos a nível internacional", defende a associação.
Lamentando o escândalo Dieselgate, que "expôs as fragilidades e as falhas dos esforços da UE para reduzir as emissões dos veículos ligeiros e pesados", a Zero desafia o próximo Parlamento Europeu a desenvolver uma estratégia que torne a UE "num líder mundial em mobilidade de emissões zero".
A associação ambientalista apela também para uma UE mais "transparente, democrática e passível de responsabilização".
Por um lado, no acesso à informação de substâncias químicas, a que os cidadãos "estão expostos diariamente" e que devem, num futuro próximo, ser substituídas por "alternativas mais seguras".
E, por outro, na "interação com os grupos de interesse", uma vez que, considera, a "atual tendência é a sobrerepresentação dos interesses empresariais em detrimento" da sociedade.
Para a Zero, as "relações comerciais não podem comprometer a sustentabilidade" e, por isso, "os direitos especiais de acesso a arbitragem por parte dos investidores estrangeiros devem ser excluídos de todos os acordos comerciais".
Por último, a associação ressalta a importância da UE definir e implementar o 8.º Programa de Ação em Matéria de Ambiente.
"A Europa necessita urgentemente de novas políticas económicas que promovam o bem-estar para todos os cidadãos e respeitem os limites dos ecossistemas do planeta que sustentam a vida e, em última instância, as próprias atividades económicas", conclui.
Políticas climáticas devem ser prioridade do futuro, diz Zero
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.