Sábado – Pense por si

Parlamento chumba moções de rejeição ao Governo

As moções apresentadas pelo Bloco e pelo PCP foram chumbadas com votos contra do PSD, CDS, IL, Chega. PS absteve-se em ambas.

As moções de rejeição ao Programa do Governo apresentadas pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP foram chumbadas.

Sérgio Lemos/Cofina Media

A moção de rejeição ao Programa do Governo apresentada pelo PCP foi chumbada com os votos contra de PSD, CDS, IL, Chega e do PAN. O PS absteve-se. PCP, BE e Livre votaram a favor. A moção de rejeição ao Programa do Governo apresentada pelo Bloco de Esquerda foi chumbada com os votos contra de PSD, CDS, IL e Chega.  O PS e a deputada única do PAN abstiveram-se. PCP, BE e Livre votaram a favor.

O governo minoritário PSD/CDS, chefiado pelo social-democrata Luís Montenegro, entra agora em plenitude de funções, terminada a apreciação do Programa do Governo na Assembleia da República.

O XXIV Governo Constitucional tem o apoio de 80 deputados - 78 do PSD e 2 do CDS-PP - em 230, num parlamento em que o PS tem 78 lugares, o Chega 50, a Iniciativa Liberal 8, o BE 5, PCP 4, Livre também 4 e PAN 1.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.