Sábado – Pense por si

O serial killer de Santa Comba Dão

João Amaral Santos 12 de agosto de 2025 às 23:00

Chegou aos 50 como cidadão exemplar, mas, um dia, começou a matar. Entre 2005 e 2006, António Costa, um ex-cabo da GNR na reforma, matou três jovens da terra por quem sentia desejo sexual.

Os pais de Joana, de apenas 17 anos, andavam angustiados a bater às portas dos vizinhos em Cabecinha de Rei, Santa Comba Dão. A filha tinha saído da escola à hora do almoço, mas nunca regressara a casa. No meio da aflição, o vizinho António Costa quis ajudá-los e até levou o casal a um monte afastado, conduzido por um daqueles instintos que lhe ficara da experiência na GNR. Nessa manhã, Joana não foi encontrada, mas o pai da jovem, Fernando, agradeceu a amizade do vizinho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.