Sábado – Pense por si

O negociador "astuto e fiável" das coligações negativas

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 17 de dezembro de 2020 às 12:00

À frente do Sindicato do Ensino Superior, Gonçalo Leite Velho destacou-se como o homem que fez a ponte entre os vários partidos para fazer aprovar medidas que o Governo não queria fazer avançar. Conquistou consensos entre PSD, PCP e Bloco de Esquerda. Duarte Marques (PSD) elogia-lhe "a inteligência e pragmatismo".

Surpreendido com a notícia de que Gonçalo Leite Velho ia abandonar a presidência do Sindicato do Ensino Superior (SNESup), o deputado do PSD Duarte Marques, não quis deixar de avaliar a prestação do sindicalista no Parlamento. "O Gonçalo teve a inteligência e o pragmatismo sempre de perceber onde é que havia pontos de confluência entre os partidos e conseguiu os consensos fundamentais para fazer avançar alguns dos projetos em cursos na Assembleia. Teve esse pragmatismo, sabia até onde é que cada partido podia ir, e assim alcançámos coisas importantes como a matéria sobre a precariedade dos investigadores", recorda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.