Sábado – Pense por si

O guia para falar com as crianças... em tribunal

Ana Catarina André 02 de setembro de 2017 às 17:00

O juiz deve sentar-se ao lado do menor, tratá-lo pelo nome e esconder o gravador – para criar mais empatia. Histórias de desenhos animados? São desaconselhadas

Os pais de João separaram-se há poucas semanas, a mãe explicou-lhe que teria de ir a tribunal para que o juiz decidisse com quem ficaria a viver e o miúdo, de 10 anos, está nervoso. Não sabe bem o que vai dizer, nem o que faz um juiz ou um advogado. Além disso, tem medo que um dos progenitores fique triste com o que contar. E o juiz, o que deve fazer para minimizar esta ansiedade? Como deve ser a abordagem? É mau ouvir uma criança numa sala com pilhas de processos amontados, por exemplo? As psicólogas Rute Agulhas e Joana Alexandre tentam responder a estas questões no livro Audição da Criança – Guia de Boas-Práticas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.