Sábado – Pense por si

Novo tratamento para hepatite C chega a poucos doentes

SÁBADO
SÁBADO 05 de janeiro de 2015 às 11:39

O Infarmed tinha identificado mil pacientes, dos quais 150 eram graves, mas o novo medicamento que cura a doença só chegou a 67 pessoas

Só 67 pessoas com hepatite C foram tratadas em 2014 com o novo fármaco da Gilead, o Sofosbuvir, que apresenta taxas de cura da ordem dos 90%, noticia hoje o Público, com base em dados o Infarmed – a Autoridade Nacional do Medicamento. O elevado preço inicial pedido pelo laboratório norte-americano (48 mil euros por cada tratamento, sem contar com um medicamento complementar) tem levado o Governo a definir critérios para que o fármaco só seja disponibilizado aos doentes que estejam em risco de ter cirroses ou cancro no fígado. Estava assumido pelo Infarmed, pelo que a SÁBADO apurou, que o universo geral de doentes com hepatite C a tratar em 2014 era de 1000, segundo um inquérito realizado aos hospitais (100 a 150 estariam em risco de vida).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.