Sábado – Pense por si

Nova lei que restringe pernoita em autocaravanas está a afastar turistas

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 14 de abril de 2021 às 08:00

Empresas temem não conseguir alugar autocaravanas por causa da proibição de pernoita entre as 20h00 e as 07h00. Associação representante do setor admite que os turistas vão trocar Portugal por Espanha e já há três projetos de lei para revogar o conceito de pernoita.

O negócio das autocaravanas cresceu no ano passado, apoiado pela situação de pandemia e consequente procura por umas férias cumpridoras do distanciamento social. No entanto, o cenário está a transformar-se ligeiramente e tanto as associações que representam esta forma de turismo itinerante, como as empresas que vivem do aluguer de autocaravanas já admitem sentir os efeitos da proibição de pernoita em autocaravanas entre as 20h00 e as 7h00 em todos os locais que não os autorizados, como os parques de campismo ou as Áreas de Serviço para Autocaravanas. Na prática, dormir, ou apenas permanecer, dentro de uma autocaravana, mesmo que esta esteja bem estacionada e fora de uma área protegida, pode valer uma coima que varia entre os 60 e os 300 euros. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?