Sábado – Pense por si

Na rua com a PSP: ainda se joga à bola ou se bebe cerveja

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 04 de abril de 2020 às 18:07

A SÁBADO acompanhou a PSP numa fiscalização em plena pandemia de Covid-19. Ainda se joga futebol e socializa-se nas ruas, mas grande parte da população respeita o estado de emergência.

Crianças suavam de tanto chutar uma bola para o ar, um casal de adolescentes trocava beijos nos bancos e sete pessoas, de duas famílias, conversavam no pátio central do Bairro das Furnas, em Lisboa, durante a tarde de 27 de março. Seria uma imagem banal para uma sexta-feira, caso não contrastasse com outros pátios de Lisboa naquele dia, onde já quase não se avista vivalma para jogos de futebol, namoros ou convívios, mas sim para saídas controladas para ir às compras, à farmácia ou para o trabalho, tal como prevê o Governo nas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), decretadas para o estado de emergência. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.