Sábado – Pense por si

Morreu aos 82 anos Teresa Costa Macedo antiga secretária de Estado da Família

Teresa Costa Macedo integrou como secretária de Estado da Família os governos de Francisco Sá Carneiro (1980-1981) e Francisco Pinto Balsemão (1981 e 1981-1983).

Teresa Costa Macedo, secretária de Estado nos governos do Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão, e atual presidente da Confederação Nacional das Associações de Família, morreu na quinta-feira aos 82 anos, adiantou à Lusa fonte próxima da família.

Jorge Paula/ Medialivre

Teresa Costa Macedo estava internada no hospital de Santa Cruz, em Lisboa, devido a uma infeção pulmonar.

Aos 82 anos, era presidente da Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF), tendo-se assinalado na quinta-feira, 15 de maio, o Dia Internacional da Família.

Teresa Costa Macedo integrou como secretária de Estado da Família os governos de Francisco Sá Carneiro (1980-1981) e Francisco Pinto Balsemão (1981 e 1981-1983).

Licenciada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa, foi vice-presidente da União Europeia Feminina e membro do Comité Económico e Social da União Europeia.

De acordo com a sua biografia no portal Wikipédia, em setembro de 1980, no âmbito do 1.º Sínodo da Família, é "o único membro do governo do mundo a ser convidada para nele participar seguindo-se o convite para colaborar com o Comité para a Família (atual Conselho Pontifício para a Família)".

"Tendo sido confirmada por Sua Santidade Bento XVI e Sua Santidade Francisco, é o único membro leigo português nos Dicastérios do Vaticano", pode ler-se.

Foi também presidente da "Mission Europa", com sede em Genebra, vice-presidente do Conselho das Associações da Europa, com sede em Bruxelas e vice-presidente do Observatório Mundial da Vida Associativa, com sede em Genebra, e ocupou diversos cargos nacionais e internacionais ligados à área da Família.

Recebeu a Grande-Oficial da Ordem do Mérito (10 de junho de 1992) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (11 de março de 2000).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.