Hoje prevê-se chuva, vento e agitação marítima forte. Norte e centro do país vão ser mais poupados
Dez distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob Aviso Laranja e Aviso Amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima forte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a ilha da Madeira estão sob Aviso Laranja devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir os 09 a 10 metros.
Os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão também sob Aviso Amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas.
O IPMA emitiu também Aviso Amarelo de agitação marítima para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.
"Hoje, vamos continuar com precipitação tanto no continente como na Madeira, precipitação por vezes forte especialmente na região sul hoje e também amanhã [terça-feira]. A região sul vai ser a região onde a probabilidade de precipitação forte é maior", disse à Lusa Ângela Lourenço.
A especialista do IPMA salientou que está previsto vento por vezes forte em particular nas terras altas e no litoral.
"Temos também avisos de precipitação para Setúbal, Beja e Faro, onde a situação poderá ser mais complicada. Há também avisos para a agitação marítima. Toda a costa ocidental está sob aviso, neste momento o laranja, que irá entretanto terminar e passar a amarelo", disse.
"O Norte e o Centro do continente vão ser mais poupados, mas nestas situações com muita instabilidade, trovoadas, é difícil delimitar as zonas onde a probabilidade é maior. A região Centro poderá ter situações de precipitação mais intensa, mas a sul do rio Tejo será uma situação mais complicada. É possível que ao longo do dia de hoje os avisos possam ser alterados", afirmou.
Segundo Ângela Lourenço, o aviso de precipitação está em vigor até terça-feira, altura em que se prevê uma melhoria do estado do tempo, com chuva mas mais fraca e menos frequente.
No que diz respeito à Madeira, a meteorologista adiantou que há avisos laranja e amarelo em vigor de agitação marítima, precipitação e vento.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o Amarelo significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
"Quanto às temperaturas, não há variações muito significativas tanto hoje como amanhã (terça-feira), embora amanhã possam subir um pouco. A tendência aponta para uma subida significativa sim mas para quarta e quinta-feira. Podemos ter novamente temperaturas mais típicas de final de verão", concluiu.
Mau tempo justifica alertas no continente e na Madeira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."