Sábado – Pense por si

Mais de 70 toneladas de equipamentos obsoletos retirados de seis hospitais de Lisboa

13 de janeiro de 2020 às 18:06
As mais lidas

Equipamentos desativados por antiguidade ou avaria ainda são potencialmente reutilizáveis.

Mais de 70 toneladas de equipamentos obsoletos foram retiradas dos seis hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) e concentrados numa área única emSão José, para recuperar espaço físico, foi hoje anunciado.

O CHULC explica, numa nota enviada à agência Lusa, que estas 70 toneladas são compostas por equipamentos desativados por antiguidade ou avaria, mas ainda potencialmente reutilizáveis e que o projeto, iniciado em agosto de 2019, "permitiu, além da atividade de reciclagem, a recuperação e reutilização de espaços que, por força da acumulação de materiais, se encontravam inoperacionais".

"A recolha é efetuada por gestor autorizado, sendo cumpridas as regras ambientais com registo na plataforma da Agência Portuguesa do Ambiente", refere a nota, acrescentando que para o trabalho de recolha interna e colocação nos armazéns centrais foram movimentadas inúmeras peças de mobiliário e outros equipamentos para futura reutilização.

O objetivo do CHULC é "a criação de um parque de equipamentos que possibilite a melhor gestão dos ativos com reflexo direto nas condições de exploração e no apoio à decisão de compra de novos equipamentos".

"Além disso, a iniciativa é fundamental para a gestão sistematizada e abrangente dos bens e equipamentos não utilizados pelas unidades", conclui.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!