
Hospital Curry Cabral faz primeiro transplante hepático com robótica na Europa
"A histórica intervenção cirúrgica" durou nove horas e foi liderada pelo diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato-Bilio-Pancreática, Hugo Pinto Marques.
"A histórica intervenção cirúrgica" durou nove horas e foi liderada pelo diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato-Bilio-Pancreática, Hugo Pinto Marques.
Trata-se do "caso mais elucidativo" das limitações e do fecho de serviços por falta de médicos para assegurarem as escalas, aponta uma fonte do hospital.
As duas meninas, de nacionalidade angolana, foram acompanhadas desde abril deste ano. Intervenção, que levou 14 horas, teve como maior desafio "manter a coesão", diz Rui Alves, médico responsável pela operação.
Durante o mesmo período, foram realizados 56 partos no Hospital de Santa Maria.
Evento traz cerca de 1,5 milhões de pessoas a Lisboa, numa altura em que hospitais têm que gerir as férias dos profissionais de saúde. Centro Hospitalar de Lisboa Central condicionou férias, mas Santa Maria aponta que as escalas estão asseguradas.
"Cada vez que, por uma qualquer razão, um serviço não é capaz de dar resposta plena, há sempre um outro serviço, que o faz", garantiu Manuel Pizarro.
João Varandas Fernandes pede soluções para as urgências e deixa o alerta para a sobrecarga dos profissionais.
As urgências pediátricas de três hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a estar fechadas entre as 21h e as 9h. Os restantes 11 ficam abertos 24 horas.
A medida resulta de um protocolo assinado hoje entre a ANSR e o CHULC, que inclui o Hospital de São José, revelou a autoridade de segurança rodoviária.
Nacionalidades brasileira, nepalesa e bengali compõem o top 3.
Luís Dias encontra-se em greve de fome há 22 dias. No Parlamento, António Costa comentou o caso e disse que "o senhor não tem razão, não há nada a fazer, é muito simples".
Entre as 19 especialidades, constam internos que estão a fazer a sua formação especializada no CHULC em ginecologia e obstetrícia, anestesiologia, cirurgia cardíaca e geral, oncologia, pediatria, radiologia, gastroenterologia e ortopedia.
Inquérito começou em 2019, depois da denúncia de outro médico. Continuam todos em funções e podem manter-se até à conclusão do processo.
No hospital Amadora-Sintra, cerca de 60% dos doentes são casos não urgentes que deveriam recorrer aos cuidados de saúde primários.
Carta foi entregue à administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.
O centro hospitalar tem entre 70 a 80 doentes que estão a ocupar camas de agudos quando podiam estar a ocupar camas de outras tipologias.