Sábado – Pense por si

Localizada em Leiria criança desaparecida desde outubro quando saiu do Brasil com mãe

Lusa 12 de março de 2025 às 19:56
As mais lidas

Criança acabou por ser localizada na terça-feira, quando se "deslocou a uma consulta médica" na cidade de Leiria.

Uma criança que estava desaparecida desde outubro, quando viajou do Brasil para Portugal com a mãe, mas cuja guarda estava atribuída ao pai, foi localizada na cidade de Leiria, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

"A criança, com 10 anos de idade, encontrava-se desaparecida desde outubro de 2024, quando a sua mãe viajou do Brasil para Portugal para férias, estando a guarda da criança atribuída ao seu progenitor naquele país", refere a PSP num comunicado, explicando que o menor "não mais regressou àquele território".

Segundo o comunicado, do Comando Distrital de Leiria, a PSP, desde então, tentou dar cumprimento, por diversas vezes, a um mandado de entrega de criança emitido pelo Tribunal Judicial de Leiria, "sem sucesso, atendendo à esquiva da progenitora, para que o menor não fosse localizado, tendo a criança, inclusivamente, deixado de frequentar o ensino escolar obrigatório".

A PSP adianta que a criança acabou por ser localizada na terça-feira, quando se "deslocou a uma consulta médica" na cidade de Leiria.

Depois, em articulação com a Segurança Social, foi conduzida "a uma casa de acolhimento, onde permanecerá até à vinda do seu progenitor, que se encontra no Brasil", acrescenta a PSP de Leiria.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.