Advogado e gestor apoia a lista liderada por Nuno Melo na corrida ao Parlamento Europeu. Eleições disputam-se a 26 de maio.
O advogado e gestor Lobo Xavier será o mandatário nacional do CDS-PP para as eleições europeias. Irá apoiar a lista liderada por Nuno Melo que vai a votos em maio, na corrida ao Parlamento Europeu.
Lobo Xavier, de 59 anos, também pertence ao Conselho de Estado, tendo sido escolhido pelo Presidente da República. Foi eleito deputado duas vezes pelos centristas, tendo sido líder parlamentar do CDS enquanto Manuel Monteiro liderava os centristas. Agora, trabalha como advogado na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e é administrador não-executivo de várias empresas.
Contactado pela Lusa, Nuno Melo destacou que António Lobo Xavier é "uma pessoa reconhecida por um país inteiro como um extraordinário professor universitário que é, como um advogado que, pela sua enorme capacidade é escolhido por algumas das principais empresas portuguesas para sua representação".
"O doutor António Lobo Xavier é, também, alguém que encarna muito do que o CDS representa", destacou o candidato, assinalando ter uma "enorme estima e consideração" pelo "orador extraordinário", que foi seu professor universitário.
Nuno Melo vincou ainda que o conselheiro de Estado é das pessoas que mais admira "também no debate político", e considerou "uma extraordinária notícia" e uma "grande honra para o CDS" que ele seja mandatário nacional da candidatura.
"O doutor António Lobo Xavier é, eu diria que, mesmo no que tem que ver com o CDS, um dos nossos melhores", frisou.
O eurodeputado referiu que o convite partiu de si, tendo sido "validado por uma opinião unânime de toda a direção do CDS e, tenho a certeza, de um partido inteiro".
Quanto à participação do mandatário nacional na campanha, o cabeça de lista disse que "será todo aquele que o douto Lobo Xavier queira, tendo em conta uma vida que é muitíssimo ocupada".
Dentro da lista encabeçada por Melo, encontram-se ainda Pedro Mota Soares, antigo ministro, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg.
Os eleitos do CDS-PP nas europeias irão integrar a bancada do Partido Popular Europeu.
Lobo Xavier é o mandatário do CDS-PP para as eleições europeias
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.