Sábado – Pense por si

Ladrões que fazem parar comboios

Paulo Vila 03 de março de 2023 às 20:00

De dia ou de noite, chegam a roubar centenas de metros de cabos, provocando o caos na circulação ferroviária. A procura pelo cobre está na origem destas ocorrências que causam “enormes” prejuízos e levam longas horas a ser reparadas.

Éo último reporte para a linha do Minho e tem pouco mais de um mês. A ocorrência foi registada pelo Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto às 16h10 de um domingo. “Tratou-se de um furto (...) próximo da entrada sul do túnel de Tamel. Foram cortados três cabos multifilares de cobre em dois sítios, numa extensão de 15 metros”, descreve o relatório a que a SÁBADO teve acesso. Vinte circulações foram penalizadas, entre elas comboios internacionais, de mercadorias e Alfa Pendular, provocando 1.367 minutos de atrasos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.