23 de marçoAna Taborda, Lucília Galha, Paulo Barriga e Susana Lúcio
O Laboratório Colaborativo da Floresta (Colab Forestwise) une 16 parceiros na protecção e gestão sustentável da floresta e vai ficar instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.
Laboratório Colaborativo da Floresta fica instalado na UTAD
O Laboratório Colaborativo da Floresta (Colab Forestwise) une 16 parceiros na protecção e gestão sustentável da floresta e vai ficar instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, anunciou hoje a academia.
Segundo explicou a UTAD, em comunicado, o Forestwise visa a "realização de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e a transferência de conhecimento e tecnologias".
O objectivo é a "protecção e gestão sustentável da floresta, a definição e optimização dos processos associados à gestão dos incêndios rurais, a otimização dos benefícios da floresta para a sociedade e a potenciação do emprego qualificado e emprego científico".
O Colab é constituído por 16 parceiros, entre entidades públicas e privadas, empresas ligadas ao sector florestal e do sector energético, estabelecimentos de ensino superior e instituições ligadas à investigação.
Entre eles estão as empresas Altri Florestal, a Amorim, a EDP Distribuição, a REN, a Sonae Arauco, a The Navigator Company, o grupo Europac e ainda a estrutura de missão da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto Superior de Agronomia (ISA), e as universidades de Aveiro, Coimbra, Évora e a UTAD.
A UTAD referiu que a instalação do Colab em Vila Real "reflecte uma vontade de dotar as regiões do interior de uma estrutura que possa marcar a diferença na dinamização de todos os agentes das fileiras da floresta".
"Sendo a floresta portuguesa uma fonte de desafios enormes e estruturantes, são muitas as expectativas colocadas nesta nova estrutura, considerada estratégica pelo Governo de Portugal, pelos agentes de ensino e pelas principais empresas e indústrias portuguesas", salientou a universidade.
Para a instalação deste laboratório foi nomeada uma comissão, sob a responsabilidade de José Manuel Mendonça, do INESC TEC, que junta ainda representantes da UTAD, da Universidade de Aveiro, das empresas do sector florestal e das empresas do sector energético.
A assinatura da escritura notarial do Colab Forestwise decorreu no sábado, no Porto, e contou com a presença de todos os parceiros do consórcio.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.