
DS Smith conclui compra da Europac
A britânica anunciou que a conclusão do negócio e o acordo final para a compra da empresa com forte presença em Portugal deverão estar fechados já no próximo dia 22 de janeiro.
A britânica anunciou que a conclusão do negócio e o acordo final para a compra da empresa com forte presença em Portugal deverão estar fechados já no próximo dia 22 de janeiro.
O regulador dos mercados espanhol aprovou a OPA da britânica DS Smith sobre a espanhola Europac, que possui diversas fábricas em Portugal. A oferta avalia a Europac em 1.667 milhões de euros.
A Comissão Europeia aprovou a venda da Europac à DS Smith, mas fez exigências. A fábrica de Ovar terá de ser vendida assim como duas fábricas em França.
O Laboratório Colaborativo da Floresta (Colab Forestwise) une 16 parceiros na protecção e gestão sustentável da floresta e vai ficar instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.
A papeleira espanhola registou um resultado líquido de 54,5 milhões de euros e receitas de 640,6 milhões. A subida do preço do papel ajudou aos bons resultados.
A britânica DS Smith formalizou esta quinta-feira a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Europac, oferecendo 16,8 euros por acção da papeleira espanhola, avaliando a empresa em 1.667,2 milhões de euros.
A Europac viu os seus lucros crescerem 126% no primeiro trimestre deste ano. O presidente da empresa realça que este foi "o melhor trimestre da história da empresa".
Em 2017 as mulheres ocupavam 66 mil cargos de gestão, sendo que 24,2% das gestoras estavam nas pequenas empresas, 19,2% nas médias empresas e 14,7% eram gestoras nas grandes empresas.
A ponta está orçada em 12 milhões de euros.
A empresa atribui a melhoria dos resultados à subida dos preços de venda dos papéis kraftliner e reciclado.
Já na Sertã foram retiradas pessoas de algumas aldeias.
Material inflamável e risco de colapso da fábrica dificultaram o combate dos bombeiros.
Fogo não provocou vítimas ou danos para a atividade fabril.
A Europac vendeu a sua fábrica de embalagem, em Tânger, por 40 milhões de euros, sendo que, após ajustes do balanço, a operação alcançou os 44 milhões de euros. Empresa vai distribuir 29,8 milhões em dividendos.
A empresa faz notar que o crescimento dos resultados líquidos ocorreu num ambiente de "impacto negativo dos preços de mercado", com a matéria-prima mais cara e os preços de venda de papel em queda.
A Europac vendeu a unidade logística que opera no porto de Viana do Castelo por 2,7 milhões de euros, rendendo uma mais-valia de 2,3 mil milhões à empresa.