Sábado – Pense por si

Jerónimo mantém tabu sobre continuidade como líder do PCP

Numa visita a exposições na Festa do Avante!, Jerónimo de Sousa manteve o mistério sobre a sua continuidade ou não à frente dos destinos do partido.

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, manteve hoje o mistério sobre a sua continuidade ou não à frente dos destinos do partido, numa visita a exposições na Festa do "Avante!", no Seixal.

"Tabu, não", respondeu, a rir, referindo que "a vida tem a sua dinâmica".

"Tem de haver decisões coletivas, opinião pessoal. Não tenha pressa que isto não será um problema no próximo congresso", afirmou o secretário-geral comunista há 15 anos e que já leva 44 de festas do "Avante!", aos 73 de idade.

O XXI Congresso Nacional do PCP está marcado para decorrer entre 27 e 29 de novembro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

"Há esta questão importantíssima da decisão do nosso coletivo partidário. Aquilo que posso adiantar é que, em qualquer circunstância, o meu partido pode sempre contar comigo até eu poder", declarou ainda.

Jerónimo de Sousa, em entrevista à Lusa em março de 2019, admitiu pela primeira vez não recandidatar à liderança do partido porque "é da lei da vida", embora frisando não ir "calçar as pantufas" e mantendo-se como militante comunista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!