O partido recomenda quer que o Governo permita, por exemplo, pagar o IRC ou a TSU com o IVA a receber.
O partido Iniciativa Liberal recomenda ao Governo que estabeleça uma conta-corrente entre contribuintes e o Estado, com encontro de contas, permitindo, por exemplo, pagar o IRC ou a TSU com o IVA a receber.
Esta recomendação consta de um projeto de resolução entregue no parlamento na semana passada e hoje divulgado, que contém uma outra medida sugerida ao Governo: que a Segurança Social passe a enviar anualmente a cada beneficiário um documento com a sua situação contributiva.
Na exposição de motivos, o deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, argumenta que em Portugal existe uma "quebra de confiança por parte significativa da sociedade" em relação ao Estado, que "incorre demasiadas vezes em situações de coerção e abuso sobre os seus cidadãos".
"É este paradigma que a Iniciativa Liberal pretende alterar com este Projeto de Resolução", afirma o deputado.
Cotrim Figueiredo acrescenta que "por isso se propõe a criação de uma conta-corrente entre os indivíduos, empresas e outro tipo de organizações, com instituições centrais na organização do Estado e na vida dos primeiros, a saber, a Autoridade Tributária e a Segurança Social" e, por outro lado, "um documento de divulgação, individualizado e enviado uma vez por ano aos contribuintes da Segurança Social descrevendo a situação contributiva e histórica do contribuinte".
No que respeita à conta-corrente, a ideia é que "os valores de reembolso ou a pagar ao contribuinte/beneficiário sejam reconhecidos como créditos a favor das obrigações do sujeito passivo" e que este "possa requerer a sua liquidação com encontro de contas", caso "apresente um saldo credor".
A Iniciativa Liberal considera que deveria ser reconhecidos "como exemplo de encontros de conta", entre outros, pagar o Imposto Único de Circulação (ICU), Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) ou o Imposto do Selo com o IRS a receber ou pagar o IRC ou a TSU com o IVA a receber.
Também hoje, a Iniciativa Liberal divulgou dois projetos de resolução com recomendações ao Governo no âmbito do combate à corrupção.
Num desses projetos recomenda-se ao executivo que "crie um sistema robusto e eficaz de proteção dos denunciantes, em linha com a diretiva europeia acordada e com as melhores práticas internacionais, de modo a permitir a deteção mais atempada dos crimes e a recolha de denúncias mais fundamentadas e bem documentadas".
No outro, são sugeridas medidas que tenham em vista objetivos como "o controlo necessário para garantir a inexistência de conflitos de interesses" e "os meios e instrumentos necessários para garantir a transparência, imparcialidade e integridade".
Iniciativa Liberal recomenda conta corrente entre contribuintes e Estado
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.