Sábado – Pense por si

Governo atribui interesse público a antiga casa senhorial em Torres Vedras

Quinta do Hespanhol estará ligada a Cristóvão Colombo e ao navegador Bartolomeu Perestrelo.

O Governo classificou como Monumento de Interesse Público a Quinta Velha do Hespanhol, em Torres Vedras, a mais antiga casa senhorial habitada pela linhagem de Bartolomeu Perestrelo, refere uma portaria publicada hoje em Diário da República.

A quinta, na posse de privados, estará ligada ao italiano Filippo Pallastrelli, pai do navegador Bartolomeu Perestrelo, "cuja linhagem e sucessão mantiveram fortes ligações à região de Torres Vedras, fazendo da Quinta do Hespanhol a mais antiga casa senhorial portuguesa continuamente habitada pela mesma linhagem", refere a portaria assinada pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.

Os historiadores acreditam ainda que a quinta terá estado ligada a Cristóvão Colombo, que, segundo biografia apócrifa (não reconhecida oficialmente), terá casado com uma suposta filha de Bartolomeu Perestrelo. O tema tem constituído, ao longo dos séculos e até à actualidade, um dos mais fortes eixos simbólicos da história do solar.

A classificação atribuída engloba não só o solar, mas também o património móvel integrado da propriedade, pelo "seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, valor estético, técnico e material intrínseco, concepção arquitectónica e paisagística, extensão e ao que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva".

O actual solar da Quinta do Hespanhol resulta da reconstrução, na segunda metade do século XVIII, de uma casa de origem mais remota, testemunhada pelas estruturas quatrocentistas conservadas no seu piso térreo e por diversas cantarias manuelinas.

O concelho de Torres Vedras localiza-se no distrito de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.