Sábado – Pense por si

Fogo ameaça duas povoações em Pampilhosa da Serra

11 de setembro de 2017 às 17:54
As mais lidas

O incêndio florestal ameaça as povoações de Brejo de Cima e Brejo de Baixo

O incêndio florestal que deflagrou hoje em Souto do Brejo, concelho da Pampilhosa da Serra, ameaça as povoações de Brejo de Cima e Brejo de Baixo, informou o presidente da Câmara, José Brito.

A incêndio eclodiu, cerca das 15h, em Souto do Brejo, mas esta aldeia da freguesia de Janeiro de Baixo estava "livre de perigo" ao fim de duas horas, disse José Brito à agência Lusa.

Às 16:50, segundo o autarca, o fogo estava "a aproximar-se do Brejo de Cima e Brejo de Baixo", ameaçando a segurança dos moradores, habitações, terras de cultivo e outros bens.

O incêndio florestal estava a ser combatido, às 17h, por 244 bombeiros e 11 meios aéreos, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Além dos 205 bombeiros e oito meios aéreos, estão também envolvidos 64 meios terrestres no combate ao incêndio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.