Sábado – Pense por si

Ex-banqueiro João Rendeiro foge da Europa para escapar a penas de prisão

CM 28 de setembro de 2021 às 20:08
As mais lidas

Rendeiro estava condenado em três processos, a penas de dez, cinco e três anos de cadeia.

O banqueiro João Rendeiro terá fugido da Europa para não cumprir as penas a que foi condenado em três processos, relacionados com o caso BPP.

Mário Cruz/Lusa

A notícia é avançada pelaTVI, que adianta que o antigo banqueiro informou a justiça que iria passar alguns dias a Londres, no verão, tendo no entretanto saído de Inglaterra com destino a um país fora da Europa.

O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado em três processos diferentes, relacionados com o banco, a penas de dez, cinco e três anos de prisão que, com a fuga, não se apresentará para cumprir.

A pena de cinco anos de prisão, por crimes cometidos na gestão do BPP já transitou em julgado. As outras estão em fase de recurso e quanto á pena maior, de dez anos de cadeia, a medida de revisão seria revista esta sexta-feira para prisão preventiva. Já não veio a tempo de apreender o passaporte de Rendeiro, que conseguiu escapar para outro país que, calcula-se, não tenha acordo de extradição para Portugal por crimes financeiros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.