Comparticipações nacionais que combatam as alterações climáticas, defendeu a líder da lista do BE às europeias, devem ser "isentadas do cálculo do défice".
A cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) às europeias deste mês,Marisa Matias, dedicou o dia de hoje a questões da energia, propondo, entre outras medidas, "zero investimento público" para combustíveis fósseis.
Nos Açores, onde está hoje em campanha eleitoral, a bloquista pediu também "total prioridade" dos agentes políticos "às energias renováveis" e ao "investimento que realmente combata as alterações climáticas".
Comparticipações nacionais que combatam as alterações climáticas, defendeu ainda, devem ser "isentadas do cálculo do défice".
"Enquanto isso não acontecer, não teremos o investimento público suficiente nestas medidas e não poderemos criar todos os empregos que são necessários criar", declarou, falando perante dezenas de bloquistas, num almoço-comício na Lagoa, na ilha de São Miguel.
E concretizou: "Se trabalharmos para a independência e autonomia energética, não haverá gente que não possa pagar a sua fatura de eletricidade".
A candidata pelos Açores do Bloco, Alexandra Manes, também interveio no almoço-comício e advogou ser necessário o voto no BE para que sejam "afrontados os grandes interesses" em Bruxelas.
"Votar no PS, PSD e CDS é eleger quem permitiu o fim das quotas leiteiras e a abertura do mar dos Açores às frotas internacionais", sinalizou a candidata, lembrando ainda as dificuldades por que passam hoje a pesca e a agricultura na região.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, marca também presença no almoço-comício nos Açores, estando ainda presentes o número dois da candidatura europeia, José Gusmão.
As eleições europeias acontecem em Portugal no dia 26 de maio.
Europeias: Marisa Matias quer "zero investimento público" para combustíveis fósseis
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só com muita candura não se constatará que o capitão da selecção portuguesa esteve em Washington noutra qualidade que não a de embaixador dos sauditas.
Os sistemas públicos precisam de alarmes, alertas e indicadores automáticos. No caso de Obélix, era impossível não notar que uma única médica prescrevia milhares de embalagens em volume muito superior ao padrão clínico nacional.