Sábado – Pense por si

Eurodeputados sim, mas só três meses

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 23 de abril de 2024 às 23:00

Com as saídas de Bruxelas para Lisboa, calhou-lhes um mandato flash. Ficam em hotéis, que não justifica arrendar casa, dão aulas à distância, mas têm grandes ambições.

Anabela Rodrigues estava consciente da possibilidade de ainda poder ir viver para Bruxelas antes do verão, mas soou-lhe a “hipótese remota”. Só lhe caiu a ficha quando se confirmou a eleição da bloquista Marisa Matias para a Assembleia da República. “Assumi um compromisso em 2019, e não podia dizer agora que não. Além disso, é a oportunidade de ter a primeira eurodeputada afro-portuguesa em Bruxelas”, recorda a agora eurodeputada bloquista, que ficará no cargo apenas três meses, até aos novos deputados tomarem posse, depois das eleições europeias de junho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.