Sábado – Pense por si

Empresas de serviços essenciais terão que enviar listas de casas vazias às autarquias

SÁBADO
SÁBADO 06 de março de 2023 às 09:05
As mais lidas

Prestadores de serviços de fornecimento de água, gás, eletricidade ou telecomunicações serão obrigados a entregar lista até outubro de cada ano. Medida permite identificar casas devolutas que podem ser alvo de arrendamento.

Todos os anos, as empresas de água, luz, gás e telecomunicações terão que enviar aos municípios uma lista das casas onde não são detetados consumos, de forma a permitir perceber se o imóvel se encontra desocupado. Esta medida permitirá mais tarde a contabilização dos imóveis devolutos que podem ser alvo de arrendamento forçado pelos municípios, que depois os subarrendam. 

Segundo o jornalPúblico, até agora esta lista só era enviada caso fosse pedida pelas autarquias. A proposta de leique se encontra em consulta públicaestipula que o registo seja enviado até ao dia 1 de outubro de cada ano.

Recorde-se que é considerado devoluto o prédio que, durante um ano, esteja desocupado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.