Sábado – Pense por si

Empresas de serviços essenciais terão que enviar listas de casas vazias às autarquias

Prestadores de serviços de fornecimento de água, gás, eletricidade ou telecomunicações serão obrigados a entregar lista até outubro de cada ano. Medida permite identificar casas devolutas que podem ser alvo de arrendamento.

Todos os anos, as empresas de água, luz, gás e telecomunicações terão que enviar aos municípios uma lista das casas onde não são detetados consumos, de forma a permitir perceber se o imóvel se encontra desocupado. Esta medida permitirá mais tarde a contabilização dos imóveis devolutos que podem ser alvo de arrendamento forçado pelos municípios, que depois os subarrendam. 

Segundo o jornalPúblico, até agora esta lista só era enviada caso fosse pedida pelas autarquias. A proposta de leique se encontra em consulta públicaestipula que o registo seja enviado até ao dia 1 de outubro de cada ano.

Recorde-se que é considerado devoluto o prédio que, durante um ano, esteja desocupado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro