Sábado – Pense por si

Do falso comentador ao chefe de cabine. Os microcandidatos presidenciais

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 12 de outubro de 2020 às 07:08

Os autoanunciados microcandidatos sem apoio de partidos com assento parlamentar já estão no terreno. Ou no ar. Ou na Sport TV.

Aos 68 anos, o "humanista nem de esquerda nem de direita" Orlando Cruz está na corrida a Belém pela quarta vez, mas em autárquicas já se candidatou ao Porto pelo PPV/CDC (2017), a Matosinhos pelo PTP (2013), a Gaia pelo PURP (2016) e à junta de Fagilde (Mangualde) como independente. Em 2013, descreveu-se à Lusa como "empresário falido", antigo "taxista, camionista, ator de novelas, dono de restaurantes e de supermercados". Hoje apresenta-se àSÁBADOcomo "engenheiro eletrotécnico", "dono de uma empresa de transportes" e "jornalista/comentador" da SportTV – o que é mentira: "Liga para os programas de opinião pública como telespectador. Não é comentador", explica fonte do canal. Confrontado, Cruz assume não ser "comentador oficial": "Faço comentário por telefone, é como se fosse [oficial]."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro