NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Câmara de Grândola (CDU) deu €120 mil a evento ligado ao PCP".
No passado dia 19 de junho de 2024 foi publicadono site da Sábado um artigosobre a realização do festival "Deem Uma Oportunidade à Paz - 50 anos do 25 de Abril", em Melides, onde foram feitas acusações falsas, insinuações com o claro intuito de denegrir, o trabalho do atual executivo camarário de Grândola. O autor do trabalho, o jornalista Marco Alves, não respeitou o princípio do contraditório e mentiu ao escrever que a autarquia não tinha respondido. O jornalista enviou um e- mail com três questões e dois dias depois recebeu a resposta da Câmara. Quando questionado telefonicamente limitou-se a dizer que as respostas não respondiam diretamente às questões colocadas. Um comportamento que a Câmara Municipal de Grândola lamenta, considerando de uma total falta de respeito e má-fé (não queremos pensar que tenha havido qualquer orientação política).
Respostas enviadas ao jornalista da Sábado
- A Câmara Municipal de Grândola integra o Movimento Municípios pela Paz e no âmbito da atividade da Plataforma para a Paz e o Desarmamento, que agrega um conjunto de organizações e associações juvenis, estudantis e movimentos pela paz, aceitou apoiar o Festival "Deem uma oportunidade à Paz", que se realiza em Melides, durante três dias consecutivos (19, 20 e 21 de julho).
- É um festival integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, onde são sublinhadas as conquistas de Abril, os ideais de paz, solidariedade, a resolução pacífica dos conflitos, tal como preconiza a Carta das Nações Unidas e a Constituição da República Portuguesa.
- A Associação Juvenil Projecto Ruído solicitou ao município de Grândola a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 120 mil euros;
- O valor integra: Concertos, acampamento Juvenil, debates, atividades desportivas e culturais envolvendo as associações e a população do Concelho de Grândola;
- Em 2023, Melides acolheu o mesmo festival. O impacto foi muito positivo e reconhecido pela Junta de Freguesia, quer para a economia local, quer pela oferta de atividades culturais e desportivas proporcionadas a milhares de jovens da região e visitantes;
- O Festival "Deem uma oportunidade à Paz" tem capacidade para mobilizar jovens da região e de todo o país para participarem no acampamento e potencial para voltar a criar reflexos positivos na vida económica e social da freguesia de Melides;
- Compete à Câmara Municipal, entre várias funções, realizar ou tornar possível a realização de eventos de interesse para o Município, assim como apoiar atividades de natureza social, cultural e educativa, desportiva, recreativa (alíneas e e f do artigo 23o do anexo I à Lei no75/2013);
- A Associação Projecto Ruído é uma entidade legalmente existente, pelo que existe fundamento na lei para o Município deliberar atribuir apoio financeiro (alíneas o número 1 do artigo 33 do anexo I à Lei no75/2013).
A Associação Projecto Ruído tem trabalho reconhecido a nível nacional. Colaborou com o Conselho Nacional de Juventude (https://www.cnj.pt/organiza%C3%A7%C3%B5es-membro), com largas dezenas de associações, coletividades, clubes desportivos e agentes culturais e com vários municípios, entre eles Montemor o Novo, Sobral de Monte Agraço, Lousã, Silves, Évora.
A Associação Projecto Ruído foi promotora da participação portuguesa em várias edições dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes.
António de Jesus Figueira Mendes
Direito de Resposta de António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.