Sábado – Pense por si

Direito de Resposta de António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola

A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "Câmara de Grândola (CDU) deu €120 mil a evento ligado ao PCP".

No passado dia 19 de junho de 2024 foi publicadono site da Sábado um artigosobre a realização do festival "Deem Uma Oportunidade à Paz - 50 anos do 25 de Abril", em Melides, onde foram feitas acusações falsas, insinuações com o claro intuito de denegrir, o trabalho do atual executivo camarário de Grândola. O autor do trabalho, o jornalista Marco Alves, não respeitou o princípio do contraditório e mentiu ao escrever que a autarquia não tinha respondido. O jornalista enviou um e- mail com três questões e dois dias depois recebeu a resposta da Câmara. Quando questionado telefonicamente limitou-se a dizer que as respostas não respondiam diretamente às questões colocadas. Um comportamento que a Câmara Municipal de Grândola lamenta, considerando de uma total falta de respeito e má-fé (não queremos pensar que tenha havido qualquer orientação política).

Respostas enviadas ao jornalista da Sábado

- A Câmara Municipal de Grândola integra o Movimento Municípios pela Paz e no âmbito da atividade da Plataforma para a Paz e o Desarmamento, que agrega um conjunto de organizações e associações juvenis, estudantis e movimentos pela paz, aceitou apoiar o Festival "Deem uma oportunidade à Paz", que se realiza em Melides, durante três dias consecutivos (19, 20 e 21 de julho).

- É um festival integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, onde são sublinhadas as conquistas de Abril, os ideais de paz, solidariedade, a resolução pacífica dos conflitos, tal como preconiza a Carta das Nações Unidas e a Constituição da República Portuguesa.

- A Associação Juvenil Projecto Ruído solicitou ao município de Grândola a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 120 mil euros;

- O valor integra: Concertos, acampamento Juvenil, debates, atividades desportivas e culturais envolvendo as associações e a população do Concelho de Grândola;

- Em 2023, Melides acolheu o mesmo festival. O impacto foi muito positivo e reconhecido pela Junta de Freguesia, quer para a economia local, quer pela oferta de atividades culturais e desportivas proporcionadas a milhares de jovens da região e visitantes;

- O Festival "Deem uma oportunidade à Paz" tem capacidade para mobilizar jovens da região e de todo o país para participarem no acampamento e potencial para voltar a criar reflexos positivos na vida económica e social da freguesia de Melides;

- Compete à Câmara Municipal, entre várias funções, realizar ou tornar possível a realização de eventos de interesse para o Município, assim como apoiar atividades de natureza social, cultural e educativa, desportiva, recreativa (alíneas e e f do artigo 23o do anexo I à Lei no75/2013);

- A Associação Projecto Ruído é uma entidade legalmente existente, pelo que existe fundamento na lei para o Município deliberar atribuir apoio financeiro (alíneas o número 1 do artigo 33 do anexo I à Lei no75/2013).

A Associação Projecto Ruído tem trabalho reconhecido a nível nacional. Colaborou com o Conselho Nacional de Juventude (https://www.cnj.pt/organiza%C3%A7%C3%B5es-membro), com largas dezenas de associações, coletividades, clubes desportivos e agentes culturais e com vários municípios, entre eles Montemor o Novo, Sobral de Monte Agraço, Lousã, Silves, Évora.

A Associação Projecto Ruído foi promotora da participação portuguesa em várias edições dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes.

António de Jesus Figueira Mendes

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.