Sábado – Pense por si

Da caneta a Câmara Pereira. As peripécias das primeiras 24 horas do Governo

Luana Augusto
Luana Augusto 03 de abril de 2024 às 17:38

Cerimónia que presidiu à tomada de posse de Luís Montenegro já dá que falar, com a ministra da Juventude e da Modernização a recorrer a uma caneta que pode custar entre centenas a milhares de euros. Conheça as polémicas.

A Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda acolheu esta terça-feira a cerimónia de tomada de posse dos ministros do XXIV Governo, liderado por Luís Montenegro. Ministro após ministro, todos prestaram juramento e assinaram o auto de posse: e as escolhas de canetas não passaram despercebidas nas redes sociais. Uma delas, a que a ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes, usou, causou maior polémica: foi identificada como sendo da marca Montblanc, mais precisamente uma Meisterstück Le Petit Prince & Aviator Solitaire Doué Rollerball, avaliada em €890. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.