NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O foco de infeção por covid-19 surgiu no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Torres Vedras relacionado com um idoso que esteve internado naquele serviço "com patologias não respiratórias".
Um dos oito doentes do Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras que testaram positivo para a covid-19 morreu hoje na unidade, onde dois profissionais estão também infetados, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
"O número de doentes infetados subiu para oito, um dos quais faleceu hoje", disse à agência Lusa fonte do conselho de administração do CHO, onde se integra o Hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.
O foco de infeção por covid-19 surgiu no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Torres Vedras relacionado com um idoso que esteve internado naquele serviço "com patologias não respiratórias", divulgou a instituição num comunicado, esclarecendo que o mesmo "foi testado antes de ter alta" e foi "validado como negativo".
De acordo com o CHO, "a situação clínica do doente agravou-se e este regressou à urgência, 24 horas depois, desta vez com queixas respiratórias".
Após um segundo teste ao novo coronavírus, o doente testou positivo, tendo sido internado na "área covid" desta unidade hospitalar.
A situação levou à realização de testes a utentes e profissionais que contactaram com o doente.
Até ao final do dia de hoje, eram conhecidos resultados positivos em oito doentes, um dos quais acabou por morrer, e dois profissionais, adiantou a unidade hospitalar.
De acordo com a administração do CHO, estão ainda a ser realizados "testes a 240 profissionais" da instituição.
Num comunicado emitido ao final da manhã de hoje, o CHO considerou que "foram cumpridas, nesta situação, os procedimentos previstos em época covid", sustentando que "sendo o utente assintomático" não foi assistido na "área covid" do hospital, criada para o atendimento de doentes com suspeita de infeção, tendo "a primeira admissão [sido] na urgência".
A pandemia de covid-19 já provocou quase 479 mil mortos e infetou mais de 9,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.543 pessoas das 40.104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Covid-19: Um morto e nove infetados na urgência de Torres Vedras
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."