Sábado – Pense por si

Covid-19: Lotação de dois terços para veículos privados alargada a todo o país

10 de junho de 2020 às 16:17
As mais lidas

Regra era específica da região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista a maioria dos novos casos registados em Portugal, e passou a ser uma regra aplicada a todo o país

A ministra de Estado e da Presidência revelou hoje que o limite de dois terços para a ocupação de veículos privados de transporte de trabalhadores, até agora aplicado à Área Metropolitana de Lisboa, foi alargado a todo o país.

"O Conselho de Ministros decidiu que aquela regra definida para a Área Metropolitana de Lisboa, de que os veículos privados de transportes de trabalhadores têm uma lotação de dois terços e na sua utilização é obrigatório o uso de máscara, foi alargada ao território nacional", afirmou Mariana Vieira da Silva na conferência de imprensa de atualização dos números da covid-19 em Portugal.

Esta regra deixou, assim, de ser específica da região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista a maioria dos novos casos registados em Portugal, e passou a ser uma regra aplicada a todo o país, vincou.

Esta decisão prende-se com o número de casos entre trabalhadores da construção civil, sublinhou.

A governante realçou que nesta área e, nomeadamente em Lisboa e Vale do Tejo e Área Metropolitana de Lisboa está a ser feito um trabalho entre as autoridades da saúde, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e Segurança Social para a prevenção de novos contágios.

Hoje, a ministra da Saúde revelou, igualmente na conferência, que a Direção-Geral da saúde (DGS) está a elaborar uma norma específica para medidas de proteção para o setor da construção civil.

Esta deverá estar concluída nos próximos dias, sublinhou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 411 mil mortos e infetou mais de 7,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.497 pessoas das 35.600 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados, embora com menos mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.